Método McKenzie

Independência para o paciente

...

Uma fisioterapia superespecializada, segura e de excelentes resultados: assim é o Método Mckenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica, um método de avaliação e tratamento para dores musculoesqueléticas, sejam elas articulares ou musculares, que associa exercícios específicos, autocuidado e prevenção.

Uma das técnicas mais avançadas e utilizadas no mundo inteiro, o Método McKenzie oferece condições para você se tratar de maneira rápida, segura e eficaz, sem depender de medicação, calor, gelo, ultrassom, agulhas ou cirurgia.

Com o uso de movimentos repetidos e correção postural, você aprenderá a cuidar da sua coluna, gerando independência em relação ao terapeuta, de forma a diminuir o número de visitas e, consequentemente, os custos do tratamento.

A avaliação mecânica leva a uma classificação simples de distúrbios relacionados com a coluna e extremidades. Ela se baseia em uma relação consistente de causa e efeito verificada, tanto a partir da história do comportamento da dor, quanto da resposta da dor ao teste de movimentos repetidos e posições mantidas. Aplicando uma progressão sistemática de forças mecânicas (causa), o fisioterapeuta utiliza a resposta da dor (efeito) para monitorar as mudanças no movimento e na função. O distúrbio subjacente pode então ser identificado rapidamente através dos achados objetivos do exame de cada paciente. O diagnóstico mecânico determinado a partir da avaliação, classifica os pacientes com apresentações mecânicas similares em subgrupos bem definidos (síndromes) para determinar o tratamento adequado. Há três síndromes mecânicas chamadas: Síndrome de Desarranjo, Síndrome de Disfunção e Síndrome Postural.

Essas três síndromes mecânicas são observadas nas regiões lombar, torácica e cervical da coluna, bem como nas extremidades. O diagnóstico mecânico capacita o fisioterapeuta a desenvolver uma estratégia de tratamento mecânico que visa não apenas a solução dos sintomas atuais do paciente mas também a prevenção a longo prazo da reincidência.A responsabilidade de todo profissional da saúde fornecer informação que o paciente possa usar para melhorar sua qualidade de vida.

A parte essencial educar e estimular o paciente para que ele melhore a habilidade de se cuidar, prevenindo ou diminuindo o número de novos episódios, encurtando sua duração, diminuindo a necessidade de procurar tratamento e de se ausentar do trabalho.