Ruptura de LCA

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Tratamento sem cirurgia:

Os atletas que rompem o ligamento cruzado anterior geralmente são encaminhados para cirurgia para reconstrução do ligamento e levam de 6 a 8 meses para voltar às atividades fí­sicas. Com a utilização do Método Mckenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica é possível obter uma recuperação muito mais rápida (2 a 3 meses) sem a necessidade do procedimento cirúrgico. Para que isso ocorra é fundamental que o tratamento se inicie imediatamente após a lesão, se possí­vel nos primeiros dias após o trauma.

Muitos duvidam da possibilidade de voltar a praticar atividades fí­sicas sem a reconstrução do ligamento, mas sabemos que se recuperarmos a mecânica da articulação, mediante a utilização de exercí­cios especí­ficos, o paciente poderá retornar normalmente às suas atividades. (veja os ví­deos abaixo)
O tratamento envolve duas fases:

1ª Fase:
– Ganho de amplitude de movimento: o mais importante no iní­cio do tratamento é recuperar a mobilidade do joelho, restabelecendo a amplitude de movimento completa de extensão e de flexão. Não adianta pensar em força antes de recuperar a mobilidade. Quanto mais cedo iniciarmos os exercí­cios para ganho de mobilidade, mais rápida será a recuperação. Daí a necessidade de se iniciar o tratamento no mesmo dia ou no dia seguinte à lesão. Se iniciada imediatamente esta fase deve durar de 10 a 20 dias.

2ª Fase:
– Trabalho de força e propriocepção – após a recuperação da amplitude total de movimento vamos iniciar a realização de exercí­cios que envolvem força e propriocepção. É preciso aumentar a carga progressivamente dos exercí­cios até que o joelho consiga suportar estímulos semelhantes ao da atividade fí­sica que o atleta deseja retornar. Exercí­cios aeróbios, de agachamento e de impacto são utilizados de forma progressiva para impor à  articulação estí­mulos que sejam capazes de gerar uma adaptação tecidual contí­nua, possibilitando a recuperação da função da articulação. Esta fase, se aplicada corretamente, deve durar de 1 a 2 meses.

Tratamento para os pacientes que optam por realizar a cirurgia de reconstrução do LCA:
– O tratamento terá os mesmos objetivos do tratamento não cirúrgico e seguirá o mesmo caminho. É fundamental recuperar a mobilidade do joelho antes da cirurgia. Isso facilitará bastante o tratamento após o processo cirúrgico. Quanto melhor estiver o joelho antes da cirurgia, mais rápida será a recuperação pós-cirúrgica. Sempre vamos pensar 1º em ganho de mobilidade e depois em força e propriocepção.