Mitos

Alguns mitos sobre problemas de coluna:

1- Sua coluna está inflamada.

Se você procurou um especialista e ele disse que sua coluna está inflamada e que você precisa tomar antiinflamatórios, não acredite! Raramente ela está inflamada. Se em algum minuto do dia sua dor desaparece é sinal de que sua dor é mecânica, não inflamatória! Existe um movimento ou posição que faz sua dor desaparecer, portanto não pode ser inflamação. Anti-inflamatórios causam sangramento gastro-intestinal e aumentam o Índice de doenças cardíacas em mais de 40%. Estudos revelam que analgésicos simples possuem os mesmos efeitos que anti-inflamatórios para dor lombar ou ciática!

2- Dor muscular na coluna.

Não acredite! Por mais que pareça doer no músculo, provavelmente essa dor não é muscular. Ela vem da coluna! Os principais estudos mostram que a principal fonte de dor na coluna é o disco intervertebral.  Em até 90% dos casos é possível reverter o quadro rapidamente mediante o uso de movimentos repetidos.

3- É preciso fortalecer a musculatura.

Esse é o maior mito que existe. Sua dor na coluna não ocorre por falta de força!!! Você não precisa fortalecer abdômen ou musculatura lombar para resolver seu problema!!! Só existe uma estrutura anatômica que segura o disco (na verdade é o núcleo que se move) no lugar, é o ligamento longitudinal transverso. Não é possÍvel fortalecer ligamento! O disco (seu núcleo) se move de acordo com movimento ou posição que você adota e não por falta de força no músculo! (sempre vejo atletas com abdômens travados e mesmo assim sofrem de dor como pessoas não atletas, será que os abdômens “tanquinhos” estão fracos?)

4- Permaneça em repouso.

Não faça isso! Estudos mostram que quem se movimenta melhora mais do que quem fica parado. Procure um especialista certificado no Método Mckenzie e ele te orientará que tipo de movimento é bom para você! Caminhar, correr, pular, andar de bicicleta, nadar, jogar bola e demais atividades não fazem mal para a coluna. Obviamente em crise você pode não conseguir realizar essas atividades, mas depois que resolver o problema você voltará a fazer tudo que gosta.

5- Colar Cervical para torcicolo.

NÃO USE!!! Ele mantém sua cervical em protrusão (para frente) e atrapalha na recuperação. O Torcicolo geralmente melhora sozinho em 3 a 5 dias, mas se você procurar um especialista Mckenzie, talvez você saia do consultório com o problema resolvido no mesmo dia!

6- Torcicolo é uma Inflamação por contratura muscular.

NÃO É!!! É apenas um mal jeito. A vértebra desliza lateralmente. Há técnicas para colocá-la de volta no lugar e melhorar rapidamente, sem necessidade de tomar remédios.